Nesta QUINTA-FEIRA
CHOPE COLORADO INDICA
no Bar Brejas!
POUCOS LITROS DISPONÍVEIS
APROVEITE!!!
Publicado por Bar Brejas
Nesta QUINTA-FEIRA
CHOPE COLORADO INDICA
no Bar Brejas!
POUCOS LITROS DISPONÍVEIS
APROVEITE!!!
Publicado por Bar Brejas
CHOPE ERDINGER, diretamente da Alemanha!
TOME 2 DE 500ML E GANHE O TERCEIRO DE 330ML!
Promoção POR MESA!
Aproveite e traga seus amigos “bons de copo”!
Publicado por Bar Brejas
Uma cerveja que leva em sua composição a abóbora, posta para cozinhar juntamente com os maltes na mostura. Esta é a inusitada e deliciosa Sauber Beer Pumpkin Ale, a primeira breja artesanal puro-sangue a ser disponibilizada pelo Bar Brejas a partir desta semana.
Seu autor é o engenheiro químico Renato Marquetti Junior, que fundou a nanocervejaria Sauber Beer em 2009, na bela chácara onde mora em Mogi Mirim, no interior paulista. Lá, no seu canto, ele elabora suas “filhas” ao som de pássaros e quedas d´água. A cerveja tinha que ficar boa!
Umbilicalmente ligado à ACervA Paulista (associação de cervejeiros caseiros do Estado), Marquetti é a simpatia em pessoa, e cultiva, além do bigodão, o estilo e espírito bonachão. Não pode ser visto sem sua fiel escudeira Vanesca, com quem divide a vida e a paixão por cervejas há “uns pares” de anos.
Quem visita a nanocervejaria do engenheiro logo se surpreende com o profissionalismo de Marquetti. Composta por um galpão separado da residência principal da propriedade, o ambiente impressiona pelos equipamentos modernos e ultralimpos, tinindo de brilhantes. Há ainda câmaras frias (!!!) para acomodar as brejas em fermentação e maturação.
O resultado? A Pumpkin Ale é uma cerveja única, especialíssima, descolada de todas as outras. Está longe de ser uma fruit beer (a receita-base é de uma pale ale), mas o aroma de abóbora se sente logo ao deitá-la no copo. Na aparência, um âmbar claro translúcido, puxado ao marrom. Poderia ter um creme mais denso e principalmente consistente e persistente.
No aroma, além da abóbora, têm-se o dulçor dos maltes e um levíssimo toque lupulado. Sente-se também, com evidência, cravo e um toque de canela (Marquetti jura que não usa a especiaria na receita). Há ainda percepções de resina, rapadura e açúcar mascavo.
No sabor, a abóbora assoma os sentidos. Sabe aquele doce de abóbora da sua avó? Pois é, a Pumpkin Ale lembra, e muito, essa sensação infantil, idílica, nostálgica. A breja traz ainda uma vantagem adicional: É refrescante como só ela, com corpo leve e ótima drinkability, pra ser servida numa temperatura mais baixa. O longo final traz o dulçor da fruta e o cravo.
A má notícia é que a Sauber Beer produz “apenas” 800 litros por mês. Por isso, corra!
Publicado por Bar Brejas
O Bar Brejas acaba de inaugurar o seu Espaço de Eventos.
Com capacidade para 70 pessoas sentadas (ou 120 em pé), o Espaço de Eventos do Bar Brejas foi originalmente pensado para servir à cultura cervejeira. Já na semana passada, logo após construído, deu lugar à uma harmonização entre cervejas e pratos para as empresas de telefonia móvel Motorola e Tim, bem como ao Curso de Processos Cervejeiros do mestre cervejeiro Paulo Schiaveto. Todos aprovaram com louvor o Espaço e a sua estrutura, que conta ainda com sistema de vídeo e som.
Embora abrigado nas dependências do Bar Brejas, o Espaço de Eventos é multiuso, ou seja, também pode servir de palco a atividades não relacionadas à cerveja. Assim, torna-se também ideal para cursos, palestras, exibições de filmes, pequenas cerimônias ou até mesmo outras confraternizações, como festas de aniversário ou casamento.
Pra quem pensa em fazer uma sessão de degustação com ou sem menu harmonizado, a estrutura do Bar Brejas pode fornecer todas as cervejas, demais bebidas e os pratos solicitados pelo organizador, com preços fechados por convidado, e com a flexibilidade desejada (dá pra trocar, incluir ou excluir quaisquer itens). Todos os cerca de 200 rótulos do Bar Brejas estão à disposição!
O Bar Brejas fica no coração de Campinas, no elegante bairro do Cambuí, na (próximo ao Centro de Convivência Cultural). Para maiores informações ou para reservar/contratar o Espaço de Eventos, ligue para o telefone ou entre em contato pelo e-mail: .
Veja abaixo mais imagens do Espaço de Eventos do Bar Brejas (clique nas imagens para vê-las em tamanho grande):
Publicado por Bar Brejas
Com a palavra, o cervejeiro Alexandre Bazzo, da Cervejaria Bamberg (Votorantim-SP):
Nesta semana começa a temporada da Bamberg Altbier 2010, cerveja sazonal da qual foi produzido apenas um tanque e, quando acabar, só no próximo ano.
A cerveja Alt é uma exceção dentro da Alemanha, pois ela é de alta fermentação (Ale) em um país conhecido pela excelência em produzir cervejas de baixa fermentação (Lager). Muitos especialistas dizem que a Alt é uma cerveja híbrida, fermentada em temperaturas intermediárias entre as Ale e Lager e maturada por um longo período. Por isso, ela acaba mostrando características de ambos.
A palavra Alt em Alemão significa antigo, velho, e refere-se ao processo de fabricação da cerveja. Este estilo nasceu em Dusseldorf, Alemanha, e com a invasão das lagers no mundo e principalmente na Alemanha ela ficou ameaçada de extinção. Porém, algumas cervejarias no mundo vêm retomando sua produção. Aqui no Brasil a primeira Alt fabricada foi pela Bamberg e continua sendo a única disponível à venda em solo nacional.
Este ano a cerveja vem com uma fórmula diferente da do ano passado. Mudei a lupulagem, o processo de fermentação, a rampa de cozimento e os maltes utilizados. Abaixo, descrevo o que senti da cerveja deste ano.
– Aroma: O lúpulo toma conta com um aroma floral e cítrico. Em segundo plano, percebe-se o frutado do fermento, pitanga, acerola, frutas vermelhas e malte discreto.
– Aparência: Coloração cobre, avermelhada, cristalina, com boa formação de espuma.
– Sabor: Mais uma vez o lúpulo domina a cena com amargor marcante. Porém, o malte aparece com caramelo, frutas secas, toffee, e um sutil frutado do fermento.
– Sensação na boca: Corpo médio-baixo, carbonatação média, final seco, mas sem adstringência, suave e fácil de beber.
Como vocês perceberam não é só a cerveja que está diferente, o rótulo também vem com cara nova. Foi feito pelo André Clemente (n. do e.: jornalista da revista Prazeres da Mesa), e esta é a primeira de outras surpresas que virão.
—————————————————————————-
Publicado por Bar Brejas
Bolinhos feitos com o mais tenro salmão, empanados, fritinhos e espetados no palito. Mergulhe-os no molho choyu, e prepare-se para a surpresa no paladar.
Combina em duas harmonizações: COM shoyu, prefira brejas com mais lúpulo. SEM choyu, as de trigo!
Publicado por Bar Brejas
Costelinha de porco assada ao ponto de ficar macia e suculenta.
O acompanhamento é de arrasar: Mandioca fritinha e crocante.
Pra arremar um molho Barbecue que é de babar.
Pra harmonizar, vá com a cerveja artesanal brasileira Bamberg Rauchbier, que leva maltes defumados na receita!